Hospital Raul Sertã vira alvo de críticas novamente, por falta de médicos

Blog Saúde

Suspensão da marcação de consultas no posto do Suspiro também revolta usuários do SUS

Nesta semana, a redação de A VOZ DA SERRA recebeu várias denúncias sobre a demora no atendimento a pacientes no setor de urgência do Hospital Municipal Raul Sertã. Uma delas, que chamou atenção foi a reclamação do motorista de aplicativo, Carlos Pereira, que, na noite da última quinta-feira, 8, levou seus dois netos ao hospital, e acabou voltando para casa sem atendimento. 

Segundo Carlos, as crianças estavam com sintomas de gripe forte e apresentando febre. Ao chegarem no setor de urgência, Carlos e sua filha  foram informados que só havia um pediatra trabalhando no setor e que o profissional só atenderia pacientes que estivessem em estado grave.

Os demais pacientes, inclusive os netos de Carlos, foram orientados a procurar atendimento na UPA do distrito de Conselheiro Paulino, que ainda segundo informações de leitores também estava lotada, devido a demanda de pacientes do Raul Sertã que procuraram a unidade. 

A demora no atendimento e a falta de médicos na rede pública de saúde de Nova Friburgo também afeta os postos de saúde. No Silvio Henrique Braune, no Suspiro, por exemplo, pacientes relatam que até mesmo consultas com clínicos gerais não estão sendo marcadas. “Fui no posto marcar uma consulta de retorno e não consegui. Fiquei na fila 40 minutos até um funcionário chegar no saguão e anunciar inúmeras especialidades que estão com as marcações suspensas. Não tem clínico, nem endocrinologista, nem cardiologista. Que absurdo. É por isso que a emergência do Raul Sertã e a UPA ficam sempre lotadas”, reclamou uma usuária do SUS. 

Outro leitor enviou mensagem para o WhatsApp do jornal – (22) 9 9213 9995 – relatando que está aguardando há sete meses pela marcação de uma ultrassonografia em vão. “O funcionário do posto me informou que têm ainda 117 pessoas na fila aguardando esse mesmo exame. Ou seja, dificilmente, vou fazer essa ultra esse ano. Voltar ao médico para que então. Para consulta também não tem vaga”, lamentou.  

O que diz a prefeitura

Ao ser questionada pelo jornal sobre a falta de pediatra no Hospital Municipal Raul Sertã, a Prefeitura de Nova Friburgo esclareceu que “em momentos de alta demanda, o tempo de espera pelo atendimento no setor de urgência do Raul Sertã pode se estender. No entanto, não foram identificados, relatos de espera fora da normalidade na unidade”.

Matéria retirada do site A Voz da Serra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *